Boa Tarde !     Utilizadores Online:       

DISTRITOS
Algarve
Aveiro
Beja
Bragança
Braga
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Guarda
Leiria
Lisboa
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Açores
Madeira
main
main

16 de Abril – Dia Mundial da Voz

Data adicionada : April 19, 2015 03:00:04 PM
Autor:
Categoria:
 

16 abril 2015


O Dia Mundial da Voz é comemorado, anualmente, a 16 de abril. Foi assinalado, pela primeira vez, em 2003 e tem por objectivo alertar para a importância da voz e dos cuidados imprescindíveis para a conservar de boa saúde. Neste dia, vários centros hospitalares e associações realizam rastreios gratuitos e informam a população sobre os cuidados a ter com a voz, com vista à prevenção de eventuais problemas e à promoção do diagnóstico precoce.

A voz é a forma mais comum de comunicação, assumindo crucial importância nas relações sociais e na vida profissional. As alterações vocais são habitualmente referidas como rouquidão (disfonia),

As alterações vocais são, frequentemente, referidas como rouquidão (disfonia) ou "voz áspera". Podem, também, manifestar-se por uma série de sinais e/ou sintomas, muitas vezes, apenas, valorizados pelo próprio, designadamente: afonia, fadiga vocal, alterações na tonalidade, dor ou "mal-estar" com características e intensidades variáveis. Em algumas situações, podem surgir dificuldades no canto, especificamente, na emissão de sons mais agudos.

Causas mais frequentes de alterações na voz

As alterações na voz surgem, muitas vezes, associadas a infecções respiratórias superiores e podem prolongar-se durante duas semanas. É o que sucede com uma síndrome gripal ou com uma "trivial constipação", em que as cordas vocais ficam edemaciadas, o que prejudica a sua vibração. O repouso vocal permite, na maioria dos casos, a plena recuperação. Se esta não ocorrer no período de duas a quatro semanas, deverá recorrer ao médico, de preferência, ao Otorrinolaringologista, sobretudo, se for fumador.

A alteração na voz constitui um dos primeiros sinais, senão o mais importante, dos tumores da laringe e o diagnóstico precoce aumenta, consideravelmente, a probabilidade de cura.

Cuidados a ter com a voz

• Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas

• Beber bastante água e praticar exercício físico

• Não gritar em excesso nem em tom agudo

• Falar pausadamente

• Não fumar, nem abusar de bebidas gasosas

• Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta

• Alterações na voz

• Tosse frequente

• Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz

• Rouquidão frequente

Lembre-se que a saúde da sua voz depende da atenção que lhe dispensa e do uso que lhe dá… manter uma voz saudável, ao longo da vida, está ao seu alcance!...

Não abdique jamais do poder da sua voz!... Não se deixe coagir ou intimidar!… Utilize o seu direito à indignação e faça-se ouvir contra a indiferença, a intolerância e a injustiça que grassam na nossa sociedade!

 
main
Avaliações
main
comentários
main