Boa Tarde !     Utilizadores Online:       

DISTRITOS
Algarve
Aveiro
Beja
Bragança
Braga
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Guarda
Leiria
Lisboa
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Açores
Madeira
main
main

Maravilhas da Natureza

Data adicionada : March 27, 2015 06:00:03 PM
Autor: Mário de Freitas
Categoria:
 
Mário de Freitas
26 maro 2015
Moçambique, minha terra Natal, tem inúmeras "maravilhas da natureza" das quais destaco, neste registo, um local, por muitos apelidado - paraíso.

Chama-se Bazaruto e é um dos locais mais belos que jamais conheci!

Bazaturo fica entre Inhassoro e Vilanculos, cerca de 600Kms a Norte de Maputo (ex-Lourenço Marques). Tem 37Kms de comprimento e 7Kms de largura e é a maior das cinco ilhas arenosas que compõem o arquipélago do mesmo nome. As outras são a Ilha de Santa Carolina, a Ilha de Benguerra, a Ilha de Mangaruque e a Ilha de Barangué.

Ilhas de extensas dunas e areias macias protegidas por extensos recifes de coral, consideradas pelos especialistas entre os mais bonitos do mundo - ou não fosse o Bazaruto um dos destinos de mergulho e pesca grossa mais apreciados da costa africana. Como curiosidade sabe-se que há milhões de anos, as Ilhas de Bazaruto, Benguerra e Magarupe faziam parte do continente. Foram as marés vivas causadas pelos glaciares, degelo e furacões acabaram por originar a sua separação num bloco único com mais de 70Kms de comprimento. Há 6.000 anos, o bloco desfez-se em três ilhas.

A aproximação às ilhas, vista do ar, são um espetáculo indescritível! O mar muda de cor constantemente: azul… azul-claro, azul-turquesa, verde… verde-escuro, verde-claro.

E ao nível da beleza natural o alojamento situa-se no mesmo patamar - duas unidades hoteleiras de grau elevado na classificação hoteleira servem os diversos clientes oriundos das mais diversificadas origens. Estes têm ao seu dispor, para além de um extenso areal, pode passear de jipe e a cavalo; tomar banho em águas mornas e transparentes; pode andar de barco, mergulhar, pescar, enfim uma panóplia de ofertas de lazer ao nível das suas unidades hoteleiras.

Como a ilha é um santuário de vida selvagem, também pode ver animais. Existem cerca de 260 espécies diferentes de aves (águas, garças e colónias de flamingos e muitas espécies de répteis anfíbios.

Na área de degustação - camarão tigre, lagostim, peixe, caril de várias maneiras, guisados à base de farinha de amendoim e coco, como a m’boa (com folhas de abóbora), e a matapa (com folhas de mandioca). Tudo isto pode ser "sentido" numa tenda branca com vista para o mar e noutro olhar para as dunas…o céu aos nossos pés!

 
main
Avaliações
main
comentários
main