Boa Tarde !     Utilizadores Online:       

DISTRITOS
Algarve
Aveiro
Beja
Bragança
Braga
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Guarda
Leiria
Lisboa
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Açores
Madeira
main
main

Cancro: Garantir tratamento efectivo e de qualidade para todos… está nas nossas mãos!

Data adicionada : February 22, 2015 04:00:02 PM
Autor:
Categoria:
 

21 fevereiro 2015




Todos temos direito a receber cuidados de saúde efectivos e de qualidade, adequados à situação clínica, em condições de igualdade, sem que isso nos cause dificuldades económicas.

Em muitos países, os sistemas de saúde com poucos recursos e a falta de protecção social fazem aumentar as diferenças existentes no acesso aos serviços oncológicos e elevam o risco financeiro.

Os planos nacionais de controlo do cancro devem considerar todo o espectro de serviços oncológicos multidisciplinares e infra-estruturas, em todo o processo de atendimento.

Sabemos, hoje, que:

• Existe uma enorme disparidade no tratamento dos doentes com cancro, entre países desenvolvidos e "países em desenvolvimento";

• Em muitos casos, a maior lacuna, (inaceitável) no tratamento do cancro, deve-se à falta de cuidados paliativos e à ausência de medicamentos para tratar a dor;

• A dor, de cerca de 90%, das pessoas que sofrem de cancro, incluindo crianças, pode ser controlada com poucos medicamentos, no entanto, em muitos países o acesso a um tratamento adequado da dor é muito limitado ou, mesmo, nulo;

• A desigualdade no acesso a cuidados de saúde para tratar o cancro está associada ao nível socioeconómico, de forma que, as populações pobres e vulneráveis não podem aceder a medicamentos dispendiosos, para além de terem de enfrentar outros obstáculos de acesso, como a distância aos centros especializados, onde podem receber tratamento de qualidade.

Uma das prioridades mais importantes para a agenda de desenvolvimento posterior a 2015 é garantir um melhor acesso a tratamentos para o cancro, multidisciplinares, eficientes e acessíveis, que incluam medidas essenciais e tecnologias básicas como a radioterapia.

A verdade é que… todas as pessoas têm o direito de aceder a cuidados de saúde e serviços especializados para o tratamento do cancro, em igualdade de condições e sem encargos. Exigir que isso aconteça é um direito e um dever de cada um de nós e… está nas nossas mãos!


 
main
Avaliações
main
comentários
main