Boa Noite !     Utilizadores Online:       

DISTRITOS
Algarve
Aveiro
Beja
Bragança
Braga
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Guarda
Leiria
Lisboa
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Açores
Madeira
main
main

4 de Fevereiro – Dia Mundial de Luta contra o cancro

Data adicionada : January 31, 2015 04:00:14 PM
Autor:
Categoria:
 

31 janeiro 2015


O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro (DMLCC) é uma iniciativa internacional que une a Union for International Cancer Control (UICC), os seus membros, os seus associados e o público em geral na luta contra a epidemia mundial de cancro.

Este ano, sob o lema: "Ao nosso alcance", procura chamar a atenção para a necessidade urgente de empreender acções de luta contra o cancro, de forma concertada, proactiva e positiva, relembrando que existem soluções para todas as fases do complexo processo de tratamento oncológico e que, estas, estão ao nosso alcance.

A campanha deste ano centra-se, especificamente, nas áreas da prevenção, detecção precoce, tratamento e qualidade de vida, com a firme convicção de que podemos, efectivamente, alcançar um impacto positivo sobre a carga global de cancro.

O DMLCC representa a oportunidade para a UICC, para os seus membros e para o público em geral se unirem num movimento global de acções específicas, factuais e relevantes, de âmbito local, que permitirão reduzir a carga de cancro mundial.

O principal objectivo do DMLCC é reduzir o número de mortes que se podem prevenir, anualmente, criando uma maior consciencialização sobre a doença e pressionando os governos de todo o mundo e a comunidade, em geral, para que desenvolvam acções para combatê-la.

As acções desenvolvidas por cada pessoa, organização e governo reduzirão a carga desta doença e as mortes prematuras (associadas a doenças não transmissíveis), em 25%, até 2025.

O cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo, responsável por 8,2 milhões de mortes anuais. No entanto, sabemos que mais de um terço destas mortes são evitáveis e que muitos tumores malignos são curáveis, se detectados precocemente.

Até se alcançar uma maior consciencialização sobre o cancro e se desenvolverem acções, a nível mundial, para prevenir esta doença, continuarão a morrer milhões de pessoas, em todo o mundo, de forma desnecessária.

Temos que actuar já porque a epidemia mundial de cancro é de enormes dimensões e prevê-se que continue a aumentar. Estima-se que ascenderá a 19,3 milhões de casos no ano 2025 (face aos 14,1 milhões registados em 2012).

O cancro é uma doença que não conhece fronteiras e que nos afectará a todos, em algum momento da vida, seja directa ou indirectamente, razão pela qual, ninguém poderá ficar indiferente.

O DMLCC constitui uma oportunidade única de mostrar que se pode fazer muito, quer no âmbito individual, comunitário ou governamental, para impulsionar e mobilizar soluções que ajudem a catalizar uma mudança positiva.

Actuando juntos… podemos demonstrar que, travar o cancro, está ao nosso alcance.

 
main
Avaliações
main
comentários
main